As escolhas quando estamos montando uma empresa são sempre muito difíceis e devem ser tomadas de forma cautelosa. Qualquer passo em falso pode custar não somente muito dinheiro, mas dependendo do porte da empresa, o seu futuro. Um processo que requer atenção redobrada é a contratação de fornecedores.
Na hora de montar sua empresa, a escolha dos fornecedores é um dos pontos mais importantes para alcançar o sucesso. Uma vez que, a qualidade da mercadoria e a satisfação do consumidor, é o que garante o fortalecimento e a continuação da empresa.
Ao procurar um fornecedor, deve-se buscar o lucro. Há no mercado, aqueles que oferecem um produto de alta qualidade, com preços competitivos, o que garante ao comerciante grandes vantagens.
Mas na prática, achar um bom fornecedor pode ser uma tarefa difícil. A concorrência geralmente não fornece seus contatos, já que isso é uma vantagem em relação a outras empresas. E se você possui pouca experiência, então essa missão se torna quase impossível! Mas não se preocupe. Vamos te ajudar! Confira agora, 5 dicas de como escolher o fornecedor ideal para o seu negócio.
Competência
Procure meios de comprovar a qualidade dos produtos e serviços de um fornecedor. Antes de contratar, peça um portfólio ou o contato de duas ou três outras empresas que já contratou este fornecedor anteriormente. Entre em contato e procure saber os prós e contras na opinião de quem já negociou com seu potencial fornecedor. Pergunte tudo o que puder, e evite ciladas, afinal, contratar uma empresa que demonstra baixa qualidade, pode causar um enorme prejuízo.
Confira 6 dicas para ser mais eficiente na gestão de compras
Experiência de mercado
Nem sempre uma empresa estar no mercado há muito tempo significa que ela é competente. Existem instituições que são excelentes desde seu início, porém, com o tempo, uma empresa aprende mais, seja a lidar com o cliente ou com crises.
Optar por firmas tradicionais do mercado é uma maneira de lidar com pessoas que conhecem o ramo suficiente para aplicar boas práticas em seus processos. Mas como dito antes, certifique-se de que a empresa corresponde ao título de tradicional no ramo.
Valores
Se tratando de fornecedores, escolher o que oferece o menor preço, não é uma boa opção. Desconfie se o preço estiver muito baixo, mas também, nem sempre a empresa que cobra mais caro possui grande competência.
Comunicação
A comunicação com o cliente é um forte indício de qualidade nas empresas. Se aquele fornecedor demora para enviar um orçamento, ou tirar suas dúvidas, desconfie!
Manter uma comunicação com tempo de resposta baixo, é importante para demonstrar interesse em oferecer um bom serviço. Caso uma empresa não se compromete com essa parte, imagine com toda a logística do processo. Não dá para confiar, não é mesmo?
Prazos
É muito importante que uma empresa se adeque às necessidades de seus clientes. Agilidade e flexibilidade de prazos são pontos cruciais na hora de escolher qual o melhor fornecedor. Sempre opte por fornecedores que procuram compreender suas demandas e consigam encaixá-las de modo a nunca deixar o cliente na mão.
Cumprir prazos depende do tipo de negociação, mas um fornecedor que se disponibilize a oferecer flexibilidade em suas operações, mostra preocupação com o sucesso do cliente e também em criar com ele uma parceria efetiva.
Seguindo essas dicas, o processo de escolha de um fornecedor se torna mais prático e eficiente. Defina também qual o tipo de negociação desejada, por exemplo, se você deseja revender os produtos, terminar de produzi-los ou já recebê-los prontos. Isso faz toda a diferença!
Fonte: https://ccntelecom.com.br/gestao/5-dicas-para-escolher-um-bom-fornecedor/