Quando se trata da higienização das mãos não devemos brincar, apesar de ser uma prática muito simples e rotineira, é necessária atenção nesse momento pois através dessa ação podemos preservar tanto a nossa saúde como contribuir para a saúde daqueles que estão a nossa volta.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, o simples ato de lavar as mãos reduz em até 40% o risco de contrair doenças como gripe, diarreia, infecção estomacal, conjuntivite e dor de garganta.
Segundo o diretor de Vigilância de Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Cláudio Maierovitch, vírus e bactérias são facilmente transportados pelas mãos das pessoas. “Em geral, as mãos são a parte do corpo que mais tem contato entre uma pessoa e outra e as pessoas, em geral, usam as mãos pra diversas coisas, costumam passar a mão nos olhos, no nariz, na boca, no corpo, muitas vezes, sem perceber; assim como tocam diversos objetos e todas essas podem ser fonte de micro-organismos que causam doenças e a sua transmissão pode ser muito reduzida se as pessoas lavarem as mãos adequadamente”, explica.
Leia também: Higienização das mãos – Mitos e verdades
A lavagem das mãos exige certo cuidado e deve ser realizada com frequência. O diretor de Vigilância de Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Cláudio Maierovitch, explica a maneira correta de fazer a higiene. “Basicamente, a pessoa deve usar água limpa e sabonete, lavar integralmente toda a superfície da mão, iniciando pelas palmas das mãos, preocupando-se muito com as pontas dos dedos, com o espaço entre os dedos, com as unhas, o dorso da mão e lavando até a região do punho, deve demorar aproximadamente de 30 segundos a um minuto. Isso pode ser substituído ou complementado pela utilização de álcool em gel”, indica.
Quando devo higienizar as mãos?
Lavar as mãos deve fazer parte da rotina de todos nós, especialmente:
- Antes de comer ou manusear alimentos;
- Após ter utilizado as instalações sanitárias;
- Após assoar o nariz, tossir ou espirrar;
- Antes de efetuar qualquer ação que inclua o contato com mucosas corporais (por exemplo, colocar ou retirar lentes de contato);
- Após tocar animais ou seus dejetos;
- Após manusear resíduos (por exemplo, lixo doméstico);
- Após usar transportes públicos;
- Antes e após tocar doentes ou feridas (cortes, arranhões, queimaduras etc);
- Antes e após uma visita a um doente internado (hospital ou outra instituição).
Lembre-se: lavar as mãos é um detalhe que faz toda a diferença, não apenas na sua saúde, mas também na saúde de seus entes queridos e de toda a comunidade.
Fontes: http://www.blog.saude.gov.br/index.php/35081-higiene-saiba-por-que-e-importante-lavar-as-maos
https://www.hospitalviladaserra.com.br/a-importancia-da-higienizacao-das-maos/