A higienização de consultórios, clínicas e de qualquer ambiente de saúde é uma questão de extrema importância que deve ser feita com muita atenção e respeitando cada etapa. Qualquer descuido em relação a esse aspecto pode gerar além de uma má impressão do local, prejuízos para a saúde de quem o frequenta.
Higienização de consultório ou clínica médica: se alguma vez você já esteve em dúvida se estava fazendo corretamente, esse post é para você!
Estabelecimento de saúde tem que dar o exemplo! Sua clínica ou consultório precisa estar atenta a isto já a partir do seu planejamento físico. Por isso é preciso seguir as determinações dos órgãos públicos e também o bom senso, contemplando tanto a estrutura física do imóvel quanto os procedimentos recomendados. Toda a equipe deve ter conhecimento das noções básicas de saúde e das regras a serem seguidas. Sendo assim, deve-se sempre em mente um pensamento elementar, mas fundamental. “Lave sempre as mãos, a saúde começa neste ato simples”.
Limpeza X Higienização
A limpeza é o primeiro passo do processo, responsável por preparar o ambiente, ou então o objeto para produtos mais fortes que virão posteriormente, removendo toda a sujeira da superfície, como poeira ou restos de alimentos.
A higienização também conhecida por sanitização ou desinfecção, deve ser feito após a limpeza. Esse processo é responsável pela eliminação de micro-organismos vivos, como ácaros e bactérias.
Higienização da estrutura física de clínicas e consultórios
- De antemão, o projeto arquitetônico das clínicas médicas precisa ter o aval da Vigilância Sanitária.
- É obrigatório ter pia/lavatório na área de atendimento dos pacientes, disponibilizando sabonete líquido e toalha descartável. A secretária e os funcionários responsáveis pela limpeza devem estar atentos para verificar a necessidade de recomposição do material.
- Atenção especial com a iluminação, que deve ser adequada. O mesmo vale para a ventilação.
- O imóvel precisa destinar um local específico para esterilização e guarda dos materiais que passarem pelo processo.
- Recomenda-se que as paredes sejam lisas, revestidas em material resistente e fácil de lavar.
- Aconselha-se a utilização de piso liso, lavável, impermeável e resistente. Deve cobrir as áreas de atendimento dos pacientes, central de esterilização, copa, cozinha e instalação sanitária.
- Quanto às instalações sanitárias, devem cumprir sua finalidade exclusiva, disponde de vaso sanitário, lavatório, toalhas de papel, sabão líquido e lixeira com tampa e pedal. A secretária e os funcionários responsáveis pela limpeza devem estar atentos para verificar a necessidade de recomposição do material.
Para começar, todo consultório médico deverá estar provido de:
- Sabão líquido, de preferência germicida, com mecanismo dispensador que impeça o refluxo da solução.
- Papel toalha, sendo proibida a utilização de toalhas de pano(salvo se auto clavado, envelopado e esterilizado).
- Pote com tampa, com algodão cortado e seco, para limpeza de equipamentos.
- Dispensador com álcool 70%, para limpeza das mãos e equipamentos.
Regras básicas: Como fazer a higienização de clínicas e consultórios
- Nunca efetuar varredura a seco para não provocar a presença de partículas em suspensão.
- Começar a limpeza da área menos contaminada para a mais contaminada.
- Limpar em sentido único de cima para baixo (do teto para o chão).
- Desinfetar balcões e equipamentos.
- Os armários devem ser de superfície lisa, impermeável e de cor clara para facilitar a desinfecção e a visualizações de sujidades.
- O material usado (baldes, panos, vassouras, carrinhos, etc.) deve ser limpo e desinfetado.
- A caixa d’água deve passar por um processo rigoroso de limpeza a cada seis meses.
- Todas as áreas da clínica precisam estar em perfeitas condições de organização e limpeza.
- A administração do estabelecimento precisa deixar claro para seus funcionários as Rotinas e Fluxos do Procedimentos de Desinfecção das Superfícies e Processo de Esterilização de Materiais. Isto precisa ser documentado para não deixar dúvidas e ser o embasamento de todas as ações visando a limpeza do local.
- Os Equipamentos de Proteção Individual devem ser disponibilizados para todos os funcionários: avental, luva, máscara, óculos, etc.
- Atenção especial para a rotina de verificação de prazos de validade de medicamentos.
- Ao esterilizar materiais, é preciso observar cuidadosamente o local adequado para o reprocessamento. Da mesma forma, atentar para a utilização de estufa ou autoclave, com monitoramento do processo e manutenção do equipamento.
- As embalagens para o processo escolhido devem ser adequadas, verificando a identificação do artigo, data, prazo de validade e indicadores químicos.
- Todos os desinfetantes e antissépticos usados devem ter a chancela do Ministério da Saúde. Igualmente com os produtos e medicamentos utilizados.
- Coleta do lixo dos consultórios médicos deverá ser realizada separada do lixo comum, conforme norma determinada da Legislação Municipal.
Diminuindo o acúmulo de papel
Arquivos extensos, com prontuários armazenados de forma precária, é uma realidade ainda hoje encontrada em consultórios, clínicas e hospitais. Essa grande quantidade de papel se torna um problema quando o assunto é higiene. Além disso ser um empecilho físico, é também um lugar propício para o acúmulo de micro-organismos muitas vezes prejudiciais à saúde.
Visando reduzir o volume ocupado pelos papéis, muitos estabelecimentos de saúdem estão optando por atualizar ferramentas de gestão que disponibilizam, por exemplo, agenda eletrônica, prontuário digital do paciente e digitalização de exames.
Prevenção e eficácia
O trabalho de limpeza em clínicas e hospitais para controlar infecções deve ser constante, com métodos e tecnologia sempre atualizados. Assim, é preciso estar atento e combater o desconhecimento e a utilização de procedimentos de esterilização inadequados ou sem controle. Também existe a resistência de diversos tipos de vírus e bactérias e a falta de cuidado dos profissionais essas situações. Tudo isto tem contribuído para o aumento dos casos de infecções por vírus.
O princípio básico para alcançar os objetivos, portanto, é a adoção de medidas preventivas, com a implantação de normas e rotinas para diminuir os riscos ocupacionais a que estão expostos os profissionais de saúde.
Torna-se necessário criar uma consciência entre os profissionais de saúde, adotando-se posturas centradas na biossegurança. Dessa forma, é necessário criar protocolos para acompanhar de perto os acidentes de trabalho com exposição aos materiais biológicos. Além disso, outra meta de suma importância e assegurar que os processos de desinfecção e esterilização sejam realmente adequados e com eficácia comprovada.
Preciso contratar alguma empresa especializada?
As pessoas responsáveis por realizar este trabalho, precisam receber treinamento específico sobre como manipular e aplicar corretamente os produtos químicos e desinfetantes hospitalares, além de orientação sobre limpeza de área críticas e não-críticas, assim também conhecer os protocolos de desinfecção.
Então a resposta é sim! O ideal é que você contrate profissionais especializados em fazer a higienização de clínicas e consultórios médicos, afinal, a saúde de seus pacientes é o mais importante para você!
Fonte: https://prodoctor.net/blog/como-fazer-a-higienizacao-correta-de-consultorios-e-clinicas/