Nós abordamos anteriormente em um post aqui no nosso blog sobre os impactos e benefícios da limpeza e higienização no ambiente de trabalho, agora confira algumas outras dicas para tornar sua empresa mais agradável para os colaboradores.
No ramo empresarial é comum que as pessoas se preocupem em alcançar metas, vender seus serviços e se estabelecer bem no mercado. Muitas vezes essas buscas tornam-se a prioridade dos empresários. Entretanto, o foco excessivo em resultados externos pode acabar tornando o ambiente de trabalho da sua empresa um caos, manifestado em uma desorganização crônica de documentos e arquivos importantes ou mesmo na falta de comunicação e empatia entre os próprios colegas de trabalho.
Com base em um programa de Gestão da Qualidade conhecido como 5S, daremos cinco dicas que podem evitar esse cenário e melhorar significativamente a qualidade do ambiente de trabalho da sua empresa:
1) Verifique a necessidade
É comum perdermos tempo com processos que são ultrapassados ou distantes do nosso objetivo: aquele armário velho que ninguém usa pode estar atrapalhando um fluxo mais espontâneo de pessoas. Nesse sentido, estar ciente da funcionalidade do espaço e dos processos é muito importante, pois impede que distrações e procedimentos supérfluos prejudiquem o trabalho dos colaboradores.
2) Organize-se
Evite deixar documentos importantes espalhados de forma aleatória ou arquivos soltos no computador. Tenha em mente que a eficiência interna de uma empresa começa pela organização sistemática de seus processos e registros. Na hora de preparar os recursos para realizar um serviço, a falta de uma boa organização pode tomar algumas horas que poderiam ser investidas em outras áreas relevantes.
3) Mantenha o ambiente limpo
Vale recordar que o ambiente da empresa tende a ser um reflexo de como ela funciona. Semanas podem se passar até que alguém sinta a necessidade de varrer o chão ou remover as sujeiras que se acumulam nos cantos das paredes. Se preocupar com esses detalhes é algo muito maior do que uma mera preocupação com a estética do ambiente.
4) Preocupe-se com o bem-estar de seus colegas
Tente ser simpático com as pessoas, oferecendo ajuda ou escutando seus problemas quando possível. Além de se preocupar com o bem-estar físico de si mesmo e de seus colegas, atente-se para o bem-estar emocional e mental daqueles que trabalham com você. Promova eventos de integração entre os funcionários e dinâmicas para fortalecer os vínculos. Lembre-se de que uma empresa depende de pessoas, e que pessoas apreciam cuidado e atenção.
5) Procure se desenvolver como pessoa
Se você quiser ser um exemplo para os seus colegas de trabalho, desenvolva a si mesmo. Autodisciplina e autoconhecimento são as bases para que as mudanças aconteçam naturalmente. Procure se disciplinar para seguir os procedimentos da empresa. É provável que os outros logo se sintam inspirados a fazer o mesmo!
Leonardo Magalhães
Déborah David
Rogério Couto
Pós – Juniores da RH Consultoria Júnior – UFMG
Fonte: https://www.rhjr.com.br/blog/5-dicas-para-melhorar-a-qualidade-do-ambiente-de-trabalho