separar o lixo na escola

Existem diversas atitudes sustentáveis que a escola pode e deve colocar em prática com intuito de mostrar aos alunos a importância de não somente falar sobre a preservação do meio ambiente, mas sobretudo de praticá-la no dia-a-dia. Dentre elas há uma atitude surpreendentemente simples, que pode ser aplicada de forma rápida e sem complicação e ainda gera um grande impacto positivo: a separação de lixo.

Veja como a escola pode conscientizar os alunos para separar o lixo, a fim de destiná-lo adequadamente e até mesmo diminuir a quantidade produzida.

Muito tem se falado sobre sustentabilidade do planeta, escassez de recursos naturais e preservação ambiental. Por isso, é importante que essa temática não fique de fora dos debates na escola.

Uma das maneiras de envolver os alunos nesse assunto e promover o desenvolvimento de uma consciência crítica pode ser por meio de campanhas de conscientização para separar os materiais descartados, a fim de destiná-los adequadamente e até mesmo diminuir a quantidade de lixo produzida. Devido à importância do tema, ele pode ser incluído no Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola.

Apresentamos 3 dicas de como ensinar aos alunos como reduzir o volume de lixo produzido, separá-lo e acondicioná-lo corretamente e encaminhá-lo para reutilização ou reciclagem. Siga conosco!

1. Criar campanhas de conscientização

Uma campanha de conscientização tem como objetivo levar os indivíduos a repensarem suas atitudes. Nesse caso, não adianta nada fomentar campanhas que levem os alunos a separar o lixo sem que eles aprendam a consumir de forma consciente.

É esse pensamento — que precede a ação — o responsável por fazer com que o volume da produção do lixo seja reduzido. Conscientize os alunos por meio de campanhas para que eles se sensibilizem com a questão e levem essa bandeira pela vida inteira, transformando-a em um verdadeiro hábito.

2. Distribuir lixeiras de coleta seletiva pela escola

Esta ação, que segue a necessidade de redução do volume de lixo produzido, visa levar os alunos (e toda a comunidade escolar) a repensar as questões ambientais. As lixeiras coloridas são um ótimo incentivo visual para que a atitude se materialize.

Se sua escola ainda não encomendou as lixeiras coloridas, não perca mais tempo! Cada uma receberá um tipo de material diferente. As mais comuns para coleta seletiva em escolas e residências são:

  • amarela: metais;
  • azul: papel e papelão;
  • verde: vidro;
  • vermelha: plástico.

Um outro tipo de coleta é a de lixo eletrônico. Algumas organizações são especialistas em aproveitar peças e destinar corretamente elementos de eletrônicos, como TV, smartphones e computador, além de pilhas, tonners e lâmpadas. Organize um espaço na escola para descartar esses materiais, que podem até ser trazidos de casa pelos estudantes.

Tanto os adultos, como professores e funcionários, quanto as crianças, desde as mais novas, podem ser estimulados a utilizar as novas lixeiras por meio de campanhas educativas, como falaremos logo abaixo.

3. Desenvolver ações de reciclagem

Não basta regularizar a separação do lixo. É necessário ensinar a comunidade escolar a utilizar as lixeiras, ou seja, as crianças precisam aprender a reconhecer os materiais para separar, acondicionar e destinar corretamente o que puder ser reutilizado ou reciclado. Desde os alunos da educação infantil até os do ensino médio, todos podem ser convocados a reforçar atitudes positivas ou, se for o caso, mudá-las para que se engajem no projeto.

Além do lixo orgânico, que vai para as lixeiras comuns, os alunos vão aprender a descartar adequadamente latinhas, embalagens, restos de material de escrita, plástico e papéis. Todos têm que estar limpos e secos.

Há muitas maneiras de promover o envolvimento dos alunos nessas ações, por exemplo:

  • palestras com ambientalistas, membros de associações de catadores e funcionários da prefeitura;
  • gincanas envolvendo os alunos do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio;
  • mutirões de limpeza com os alunos do Ensino Fundamental I.

Quando a escola tiver material suficiente, combine com uma ONG ou com a prefeitura da sua cidade o recolhimento desse lixo. Muitas instituições capacitadas fazem coleta seletiva e encaminham os materiais para reaproveitamento ou reciclagem.

Essas atitudes ajudam a desenvolver cidadãos conscientes das questões ambientais e cada vez mais envolvidos com a preservação do planeta.

Você já executou alguma dessas ações na sua escola ou possui sugestões de como promover mais conscientização sobre separar o lixo? Conte para a gente nos comentários abaixo! Vamos debater juntos!

 

Fonte: https://escoladainteligencia.com.br/3-dicas-de-como-separar-o-lixo-na-escola-e-conscientizar-os-alunos/

Share

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *